Elementos que atrapalham sua disciplina 

Ouço muito no consultório queixas sobre dificuldade em ter constância, sobre praticar a auto sabotagem nos comportamentos esperados para alcançar determinado objetivo. 

Primeiramente precisamos encarar que a ‘força de vontade’ não existe, não há algo que vai cair no seu colo e te motivar a seguir um comportamento repetidamente sem passar pela racionalização do porque aquilo precisa ser feito. Falamos então da disciplina,

 – fazer o que precisa ser feito, ter em mente que, nossa infância passou e com ela comportamentos imaturos e infantilizados de só fazer o que se tem vontade

Vamos falar de movimentos assertivos acerca do processo da disciplina que atrapalham que podem estar atrapalhando seu processo. 

1 – Identificar os resultados que você quer para sua vida

     Quando você tem clareza da onde quer chegar, o caminho fica mais “iluminado” para você traçar a rota

2- Não fazer planos irreais

Não idealize comportamentos diários os quais você sabe que não serão mantidos a longo prazo, seja realista com seus sonhos e ajuste suas expectativas. Para isso, mentalize uma escada, pense que você está pisando no primeiro degrau dela quando decidiu mudar sua vida e agir de acordo com seus sonhos, movimentar-se para que eles se realizem, se você subir essa escada correndo você vai cansar e se DESESTIMULAR, começar um processo novo não é o mais difícil mas sim, manter-se no foco,permanecer no seu propósito em dias de chuva, dias de sol, então visualize onde quer chegar e traga para sua realidade, verificando as possibilidades de caminho realistas que você tem em mãos.

3- Entenda o motivo pelo qual você quer realizar esse sonho

 É necessário ser um motivo seu, do seu coração, quando começamos algo para agradar outros, normalmente não levamos adiante, precisa fazer sentido para sua vida.

4- Coloque num papel o teu objetivo e os meios de como chegar a ele, visualize esse caminho.

Lembre- se que disciplina é uma habilidade, é um processo de aumentar sua auto eficácia e pode ser trabalhado na sua terapia modificando certos comportamentos e te deixando emocionalmente mais estruturado em seu processo.